terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Quaresma






Quaresma vem do latim e significa quadragésima. é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.

Este tempo começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira (até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive) da Semana Santa, em nós realizamos a preparação para a Páscoa. Este período é um convite à reflexão e à conversão espiritual. Ou seja, em tempo mais perto de Deus. Em que devemos fazer uma comparação entre as nossas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. Devendo intensificar a prática dos princípios essenciais da nossa fé com o objectivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias, surgindo assim a Quaresma.

São 40 dias porque na Bíblia o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, das suas provações e dificuldades. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egipto, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e relacionam-se com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.

Sem comentários: