quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Partilhando....



"-Havia, num país distante, um Rei. Vivia no seu palácio, no cimo da colina, rodeado de uma grande corte e na companhia do seu Filho. Havia também nesse reino um bosque, um grande bosque atravessado por um pequeno rio azul. Muita gente vivia nesse bosque. Era gente boa e simples que nunca tinha entrado no palácio real e que se sentiria pouco à vontade se lá entrasse, tal era a distância entre estes dois mundos tão próximos. Os homens eram caçadores e lenhadores. As mulheres lavavam a roupa no rio.


Ora um dia o Príncipe, cavalgando no bosque ao longo do rio, viu uma jovem Lavadeira. Ficou secretamente a olhar para ela por detrás dos canaviais e apaixonou-se por ela. Gostaria de se propôr a ela e de a namorar. Mas como fazer? Lavá-la a viver no palácio não era possível, seria de mais para ela. Ir ele viver para a clareira com toda a sua corte, também não. Assustá-la-ia, a ela a todos, e não iria resultar. Foi então que decidiu: "Deixarei a corte, perderei todos os meus privilégios reais, irei viver como mais um na clareira do bosque." Passados anos lá o encontramos. Trabalha agora o dia inteiro como lenhador. Tem agora as suas mãos calejadas do machado. Até a sua maneira de falar é diferente, igual à de todos os lenhadores do bosque...


- Diz-me, Benjamim, este homem que agora vemos assim mal vestido, a suar e de mãos calejadas é ou não é Príncipe?


Benjamim hesitou: - Que história linda, Senhor! Bem... eu acho que... ou seja... acho que sim, que ele deixou tudo por amor mas que no fundo continua Príncipe.


- E achas muito bem - disse o Filho. - Claro que Ele agora já não pode assinar decretos reais nem dispor livremente da fortuna da família, nem tem a facilidade de meios que tinha no palácio. Mas o sangue azul que corria nas suas veias não o perdeu. Príncipe uma vez, Príncipe para sempre.
- Então, Senhor, isso significa que Tu vais perder os privilégios mas não deixar de ser quem és?

- É verdade, Benjamim. É assim o amor.

- E quem é a Lavadeira? É a humanidade?

- Nem mais, Benjamim.

- E o Teu sangue azul, que sangue é?

- É o Amor, Benjamim.

- E a Lavadeira? O que aconteceu à Lavadeira?

- A Lavadeira, aos poucos, aprenderá a amá-Lo, ganhará nobreza de sentimentos e será uma Senhora.

- E irá viver para o palácio com ele?

- Sim, Benjamim, quando estiver preparada.

- E serão os dois felizes para sempre?

- Sim, Benjamim - disse o Filho a sorrir -, e serão os dois felizes para sempre. E o Rei tratá-la-á como filha, E ela será herdeira de todos os bens da família real.

- Acho que já estou a perceber, disse o anjo pegando na harpa:

"Para onde foi o teu amado, ó mais formosa das mulheres? Para onde se retirou o teu amado? O meu amado desceu ao seu jardim, ao canteiro dos balsameiros, para se recrear entre as flores e colher lírios. Eu sou para o meu amado e o meu amado é para mim. Ele recreia-se entre os lírios." (Cant 6, 1-3)



in "O Príncipe e a Lavadeira"

Pe. Nuno Tovar de Lemos

Sem comentários: