domingo, 22 de março de 2009

Neste tempo de Quaresma somos convidados a identificar os sentidos proibidos e a encontrar caminhos alternativos que nos conduzam à verdadeira Pascoa. A cruz e o perdão que nela se gerou são esse caminho de luz, em oposição às trevas, que tantas vezes nos limitem e prendem.
Neste domingo, Jesus propõe-nos um caminho novo, um caminho de luz, um encontro com a Sua Palavra, cujo centro é este mistério da cruz de Jesus, que ilumina e transmite paz a todos os que se deixam encontrar por ela.
É tempo de reconciliação, esta que obriga cada um a olhar para dentro de si mesmo, fechando os olhos para as luzes do mundo, que erradamente nos iludem e atraiem, conduzindo-nos às trevas. É preciso cair na cegueira, como Paulo, para que depois possamos ver a luz nova de Cristo, alcançada na conversão e no perdão que nos é dado pelo Pai, na cruz de seu Filho.
Acreditar em Jesus, Luz do mundo, é acreditar no dom da vida e da reconciliação do homem consigo, com os outros e com Deus, como caminho alternativo àqueles que nos conduzem às trevas. Aqueles q vivem na luz, conseguem identificar o que os devias dessa mesma luz, conseguindo por isso seguir os sinais que os levam ao encontro com a vida nova pascal.

Sem comentários: