segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Movimento Convivios Fraternos





O Movimento dos Convívios Fraternos é um Movimento de Espiritualidade e de Acção de Jovens Católicos que, de acordo com a orientação e directrizes da Igreja, propõe a vivência, testemunho e anúncio da Boa-Nova de Jesus Cristo como oportunidade de realização:


- individual;
- familiar;
- social;


Todos os que, através da participação num Convívio Fraterno, adiram livremente a este projecto e realizem esta caminhada, continuam auxiliados pelos meios de perseverança colocados à sua disposição.

Nesta perspectiva, através do testemunho autêntico de vida, da abertura e do diálogo, cria-se um ambiente propício à reflexão e à partilha em grupo, levando o jovem a viver uma verdadeira experiência de vida comunitária cristã.
Daqui resulta, num ambiente de total liberdade e respeito de opinião, a abertura consciente do jovem à oração individual e comunitária, bem como ao desejo de ter Jesus Cristo como modelo de Vida.
Suscita-se assim nos jovens de qualquer condição social, o desejo e o empenho de viver o seu cristianismo na vida privada, familiar e social, aceitando as suas profundas exigências e consequências. Ficam desta forma sensibilizados para a defesa da dignidade e direitos da vida humana e naturalmente para contribuírem na eliminação dos factores de injustiça e miséria social ou económica.
No fundo revelam-se as características da juventude: a força de um ideal e o dinamismo da esperança.
Procura-se consciencializar de que a persecução de tais objectivos de vida só serão possíveis através de uma vivência sacramental em Igreja.


Meios de Perseverança

Num mundo em o que Homem científico e rico não evolui paralelamente ao Homem moral, porque entre muitos factores, existe um acentuado desequilíbrio entre a cultura religiosa e a cultura técnico-científica, altamente desfavorável à primeira, o Movimento dos Convívios Fraternos apresenta um conjunto de meios com vista a facilitar a perseverança dos jovens num projecto de vida cristã de intensidade crescente.

CONVIVIO FRATERNO : O que é????

Destinatários

O Convívio Fraterno destina-se a jovens de ambos os sexos com 17 anos ou mais, estudantes ou trabalhadores, com ou sem grau académico.
Propõe que, em 3 dias, os jovens atingam 3 objectivos: Encontro com eles próprios; encontro com Deus e encontro com os outros...
Destinam-se a jovens com caminhada em Igreja; Jovens que tendo uma iniciação se desviaram; e Jovens que não tendo uma iniciação na fé, sintam a necessidade de mais... um "Mais" mais belo e profundo!

Dinâmica

Os Convívios Fraternos têm uma dinâmica própria e realizam-se durante três dias.Nestes três dias, um grupo de jovens responsáveis apresenta o testemunho da sua vida cristã e das opções como jovens cristãos inseridos no mundo.Os três dias são uma oportunidade para um encontro consigo próprios, com os outros e com Deus, tudo em ambiente de festa e alegria como só os jovens conseguem fazer.Os três dias terminam com um encerramento aberto a todos os interessados.

Carisma

Os Convívios Fraternos são um movimento que se insere na Igreja Católica.Nasceram em Portugal em 1968 pela mão do Pe. Valente de Matos, então capelão militar. Trata-se de um movimento juvenil, ou seja, os jovens estão no princípio dinamizador e no horizonte deste movimento! É um movimento laical que encontra nos sacerdotes um apoio mas não a sua estrutura essencial.É um movimento eclesial que nasceu na Igreja e para a Igreja e só tem sentido na Igreja. Neste momento já se encontra direccionado para casais!
Depois do Convívio

Depois do Convívio Fraterno, os jovens convivas são convidados a integrar os diversos grupos de jovens da Paróquia a que pertencem realizando aí um trabalho e uma formação que visam o crescimento na fé e a colaboração na edificação da Igreja.O movimento dos Convívios Fraternos proporciona-lhes ainda a participação num Pós-Convívio, nos encerramentos de posteriores Convívios e ainda na participação no Convívio Animação Nacional que se realiza em Fátima para além de varias outras experiências relacionadas com a juventude e a Igreja Católica.
(Pe. Velente de Matos)

Sem comentários: